Futebol

Lista de relacionados do Vasco tem 'cria' que já foi considerado joia

Ainda em meio à repercussão da polêmica expulsão do goleiro Léo Jardim, no empate com o Internacional, domingo, pelo Brasileiro, o Vasco tenta virar a chave para a Copa do Brasil. Ontem, ele embarcou com o elenco para Maceió (AL), onde o cruz-maltino faz hoje o primeiro jogo das oitavas de final contra o CSA. Os times se enfrentam às 19h, no Estádio Rei Pelé.

Jardim só cumprirá suspensão automática no fim de semana, contra o Mirassol, quando a equipe do técnico Fernando Diniz retorna ao Brasileirão — assim como o lateral-direito Paulo Henrique, que levou o terceiro cartão amarelo. O goleiro, porém, não tem lugar garantido no time titular, pois um exame divulgado pelo Vasco na segunda-feira apontou uma lesão nas costas, região em que reclamou de dores antes de ser expulso por acusação de "cera". Problema que vinha sendo tratado pelo Departamento de Saúde e Performance do clube.

A lista de relacionados — que engloba também a viagem a Mirassol (SP), já que a delegação não volta ao Rio — tem dois retornos. O mais esperado é o do meia Philippe Coutinho, que não entra em campo desde a derrota para o Botafogo, no último dia 12. O camisa 10, que tratava um estiramento na panturrilha esquerda, já vinha treinando com bola nos últimos dias.

Riquelme de volta

A outra volta é surpreendente: a do jovem lateral-esquerdo Riquelme. Cria da base cruz-maltina, o jogador de 22 anos teve pouquíssimo espaço desde que retornou de empréstimo ao Sport, ano passado. Fez só duas partidas no Campeonato Carioca, quando o cruz-maltino usou um time alternativo, e não joga desde 19 de janeiro.

Benquisto por Diniz em sua primeira passagem pelo clube, em 2021, Riquelme era considerado uma joia quando subiu aos profissionais, naquele mesmo ano. Em quase dois anos, soma 37 jogos e duas assistências com a camisa do clube, mas nunca engrenou.

O jovem foi muito prejudicado por uma lesão grave no joelho esquerdo sofrida em julho de 2022: uma ruptura no ligamento cruzado anterior, que também comprometeu sua temporada no ano seguinte. A passagem pelo futebol pernambucano, em 2024, foi de pouco brilho.

Riquelme foi reintegrado por Diniz no início de junho, após meses treinando em separado depois do estadual. Antes disso, seu último jogo pelo Vasco havia sido em julho de 2022, um empate em 1 a 1 com o Ituano pela Série B do Brasileirão. O lateral tem contrato com o clube até o fim de 2026.

– Nos aproximamos logo no primeiro dia da minha chegada. Tivemos uma conexão imediata. Ele é um jovem talentoso e que tem um futuro brilhante pela frente – disse Diniz sobre o jovem no início de sua primeira passagem.

Jejum de vitórias

O duelo de hoje será mais uma tentativa do Vasco de encerrar o jejum de vitórias que se instalou desde a retomada do calendário após a paralisação para a Copa do Mundo de Clubes. Já são cinco jogos, com duas derrotas e três empates.

A sequência tripla de igualdades vem em momento de evolução no desempenho coletivo da equipe de Diniz.

— Não temos oscilado no rendimento. Temos oscilado mais no resultado do que no rendimento. Acho que os jogadores estão muito comprometidos. Precisamos muito da ajuda do nosso torcedor. A bola vai entrar — analisou o técnico cruz-maltino depois do empate com o colorado, na última partida: — Não dá para ficar discutindo o resultado. A maneira como os jogadores têm se comportado na dedicação... está todo mundo muito imbuído do que temos que fazer.

O CSA chegou a cogitar poupar jogadores na Copa do Brasil em meio à disputa da Série C do Brasileiro. Mas isso não deve acontecer. O confronto desta noite marca a estreia do novo treinador do time alagoano, Márcio Fernandes, que substitui Higo Magalhães.

Fonte: ge
  • Quarta-feira, 30/07/2025 às 19h00
    Vasco Vasco 0
    CSA CSA 0
    Copa do Brasil Rei Pelé
  • Sábado, 02/08/2025 às 18h30
    Vasco Vasco
    Mirassol Mirassol
    Campeonato Brasileiro - Série A Estadio José Maria de Campos Maia
  • Terça-feira, 05/08/2025 às 21h30
    Vasco Vasco
    CSA CSA
    Copa do Brasil São Januário
Artilheiro
Pablo Vegetti 20
Jogos
Vitórias 12 (29,27%)
Empates 14 (34,15%)
Derrotas 15 (36,59%)
Total 41
Gols
Marcados 47 (50,00%)
Sofrido 47 (50,00%)
Total 94
Saldo 0
Cartões
Amarelos 94 (94,95%)
Vermelhos 5 (5,05%)
Total 99