Philippe Coutinho e Jean David são dois dos seis reforços do Vasco na segunda janela de 2024. Se o meia brasileiro é bastante conhecido mundialmente e já se afirmou no time titular, o chileno não tem o mesmo prestígio internacional e ainda busca seu espaço no clube do Rio de Janeiro.
O que poucas pessoas sabem é que Coutinho e Jean David já se enfrentaram antes de se encontrarem no Vasco.
Em março de 2022, Brasil e Chile se enfrentaram pela penúltima rodada das Eliminatórias da América do Sul para a Copa do Mundo do Catar. A seleção brasileira, já classificada, recebia um Chile desesperado por vitória no Maracanã para ter chances de classificação para o Mundial. Naquele dia, Coutinho e Jean David estavam no banco de suas respectivas seleções.
Os dois entraram no segundo tempo, após o Brasil ter aberto 2 a 0 no placar. Philippe Coutinho entrou aos 18 minutos da etapa final e recebeu apoio da torcida do Vasco, presente no estádio. Nove minutos depois, a seleção brasileira teve um pênalti ao seu favor, e Coutinho, em casa, pediu a bola para Neymar. Ele converteu a cobrança e fez o terceiro gol brasileiro.
– O Couto é um grande amigo que eu tenho no futebol, a gente está na Seleção junto desde pequeno. Pelo momento do jogo, ele também pediu para bater o pênalti, acho que o companheirismo nesses momentos tem que existir. E a minha felicidade por ver ele fazendo o gol é a mesma da que se eu tivesse feito. Fiquei muito contente por ele ter feito o gol – declarou Neymar após a partida.
Jean David entrou pouco depois do gol marcado por Coutinho. O Brasil venceu o Chile por 4 a 0 e tirou as chances de classificação da "La Roja" para a Copa do Mundo de 2022. Esta foi uma das últimas partidas do camisa 11 do Vasco pela seleção brasileira.
O meia foi titular na última rodada das Eliminatórias, contra a Bolívia, e em um amistoso contra a Coreia do Sul, no qual também marcou. Mas Coutinho se lesionou um dia antes da divulgação da lista de convocados para o Mundial, ficando fora da relação.
Coutinho e Jean David serão titulares?
Ainda é cedo para esboçar qualquer escalação do Vasco para a partida contra o Atlético-MG, no sábado, pela Copa do Brasil, às 18h30 em São Januário. No entanto, Jean David pode ter minutos contra o São Paulo, no Brasileirão, nesta quarta-feira, às 21h45.
A ponta esquerda, posição do chileno, é uma das indefinições do Vasco para o time titular. Jean David, Emerson Rodríguez, Rayan e Maxime Dominguez disputam duas vagas nas pontas do time de Rafael Paiva, além de Puma Rodríguez e Leandrinho, que já foram improvisados no setor.
Já Coutinho assumiu a titularidade no meio de campo do Vasco e é uma das esperanças da torcida contra o Atlético-MG. Na partida de ida da semifinal da Copa do Brasil, o camisa 11 fez a melhor partida dele neste retorno, marcando o gol que abriu o placar.