Um dos mais relevantes eventos das categorias de base do Judô nacional, o Campeonato Brasileiro Interclubes – Taça Brasil Sub-21 ocorre neste fim de semana, dias 15 e 16 de junho, em Curitiba, no Ginásio Tarumã. E como não poderia deixar de ser, a participação do Judô Rio no evento será marcante. Dos 481 inscritos, 73 são de 9 clubes afiliados à FJERJ.
O Judô Comunitário Instituto Reação, com 29 atletas, será a segunda maior delegação entre todas as 93 agremiações. Os outros inscritos do Judô Rio são de Clube de Regatas do Flamengo (18), Umbra – Club de Regatas Vasco da Gama (11), Botafogo Judô (6), Instituto Santa Cruz de Esportes (3), Jequiá Iate Clube (2), Tijuca Tênis Clube (2), Impacto Fight School (1) e Liga Fluminense de Judô (1).
Entre os destaques da Nova Geração do Judô Rio está o quarteto que recentemente integrou a seleção brasileira sub-21 em um estágio na Europa, quarteto este formado por Beatriz Comanche (57Kg), da Umbra-Vasco, e Mariana Nunes (48Kg), Antônio Medeiros (81Kg) e Matheus Guimarães (100Kg), os três do Instituto Reação. Durante esse período no Velho Continente, Matheus Guimarães conquistou a prata e Beatriz Comanche ganhou o bronze na Copa Europeia Sub-21 de Graz, na Áustria.
Recordando a campanha dos representantes do Judô Rio no CBI Taça Brasil Sub-21 do ano passado, O Instituto Reação foi o mais vitorioso no individual geral, com 8 medalhas (2 ouros, 4 pratas e 2 bronzes), ficando o Flamengo na 3ª colocação (2-0-1) e o Umbra – Vasco em 6º lugar (1-0-2). Já na disputa por equipes, viu-se uma dobradinha do Judô Rio, com o Reação sendo campeão e o Flamengo, vice.
Por fim, vale ressaltar que o CBI Taça Brasil Sub-21 vale pontos para o ranking nacional, que é adotado como um dos critérios para a convocação da seleção brasileira da classe para estágios e competições internacionais.