Na reta decisiva para buscar uma vaga no Campeonato Mundial da classe, a judoca da Umbra – Vasco ganhou a prata, enquanto o do Reação levou o bronze
* por Diano Massarani
A nova geração do Judô Rio segue evoluindo e demonstrando sua força em solo europeu. No último fim de semana, dias 13 e 14 de julho, Beatriz Comanche (Umbra – Club de Regatas Vasco da Gama) conquistou a medalha de prata e Matheus Guimarães (Judô Comunitário Instituto Reação) ganhou a de bronze na Copa Europeia Sub-21 de Paks, na Hungria.
A campanha de Beatriz Comanche (57kg) para levar a sua terceira medalha internacional na temporada contou com vitórias sobre Laura Horvath (Hungria), por ippon, Mirja Pollheimer (Suíça), por waza-ari, e Alya de Carvalho (França), novamente por ippon. Na grande final, Beatriz Comanche perdeu por waza-ari no Golden Score para a compatriota Bianca Reis.
Por sua vez, Matheus Guimarães (100kg) superou, em suas três primeiras lutas, Samuel Gros (Itália), por ippon, e os anfitriões Mate Lakos e Miron Toth por waza-ari. Depois de perder na semifinal para o compatriota André Kramer, por waza-ari, Matheus Guimarães chegou ao bronze batendo Fares Mekhoukh (França), por ippon.
O Judô Rio também foi representando na cidade húngara por Mariana Nunes (48kg/Instituto Reação), Maria Eduarda Silva (52kg/Instituto Reação), Carolina Machado (63kg/Instituto Reação), Guilherme Feitosa (60kg/Instituto Reação), Thawã Frade (73kg/Instituto Reação), Antônio Medeiros Neto (81kg/Instituto Reação), Caio Silva (100kg/Flamengo) e Gabriel dos Santos (+100kg/Instituto Reação).
A Copa Europeia Sub-21 de Paks recebeu 360 competidores de 29 países. A delegação brasileira foi a segunda maior, com 41 judocas, e terminou na 4ª colocação geral com 1 ouro, 5 pratas e 7 bronzes.