Depois da eliminação na Copa do Brasil, o foco do Vasco em 2024 é chegar aos 45 pontos da maneira mais rápida possível e encaminhar um fim de ano tranquilo. Com uma posição mais confortável na tabela, é provável que jogadores da base recebam mais oportunidades.
Alguns nomes já foram testados por Rafael Paiva na temporada de 2024, como o atacante GB, quem mais desponta. Ele vem treinando com o profissional há algum tempo e é o único centroavante de ofício para a reserva de Vegetti no elenco.
Nesta temporada, GB foi titular apenas uma vez no profissional do Vasco, na partida contra o Red Bull Bragantino, na qual balançou as redes. Em outras três oportunidades entrou no fim do jogo — contra o Grêmio, pelo Brasileirão, e contra Athletico-PR e Atlético-GO, pela Copa do Brasil.
Outros nomes que podem ganhar oportunidade no Vasco são Lyncon e Luiz Gustavo. Enquanto a zaga titular tem problemas, com Léo e Maicon questionados, a dupla da base vive grande momento no sub-20, categoria na qual os jogadores conquistaram o bicampeonato carioca em cima do Flamengo.
Além de atuarem no sub-20, Lyncon e Luiz também têm jogado no Brasileirão de Aspirantes, campeonato que permite jogadores com idade até 23 anos. Lyncon marcou no empate contra o Fortaleza, na última rodada, mas sofreu uma pancada no jogo e foi substituído no intervalo. Luiz Gustavo também foi titular e é o único zagueiro canhoto do elenco além de Léo.
Outro jogador que vem treinando entre os profissionais é o lateral-direito Paulinho, destaque do sub-20 nos últimos anos. O defensor sofreu uma grave lesão, em que quebrou o antebraço, e ficou meses fora. Quando retornou, teve uma lesão muscular na coxa, depois do longo período fora dos treinamentos.
Victão, Lucas Eduardo e Bruno Lopes seguem com a base, mas também fizeram alguns treinos com o profissional nos últimos meses. O último já atuou neste Campeonato Brasileiro e é um dos artilheiros da base em 2024.
E o JP?
Depois de receber algumas chances e engatar uma sequência no time titular, JP perdeu espaço no Vasco. O volante de 19 anos, tratado como uma promessa nas categorias de base, não vem sendo sequer relacionado para os jogos.
JP perdeu espaço na lista de relação para meias mais experientes do elenco — como Souza, Galdames, Alex Teixeira e Maxime — e desceu para a base. O meia foi titular nos dois jogos do título contra o Flamengo e tem treinado com o sub-20.