Tanto na Copa do Brasil (com o argentino Pablo Vegetti, do Vasco, na ponta da artilharia, com cinco gols, seguido pelo equatoriano Valencia, do Internacional, com quatro ) quanto no Campeonato Brasileiro, os atacantes estrangeiros estão pedindo passagem. Na competição por pontos corridos, quatro dos oito principais goleadores são gringos: Lucero (do Fortaleza, com 8 gols, atrás apenas de Pedro, do Flamengo, que tem 10), além do trio Vegetti (Vasco), Isidro Pitta (Cuiabá) e Flaco López (Palmeiras), com sete. Desses quatro, o único que não é argentino é o camisa 9 paraguaio do clube da capital de Mato Grosso.
No último final de semana, o destaque entre esse quarteto de gringos do Brasileiro foi o centroavante argentino do Palmeiras, autor dos gols da vitória (2 a 1) sobre o São Paulo, no Allianz Parque. Flaco, aliás, completou 100 jogos pelo clube paulista. Trata-se do 12º atleta do atual elenco a atingir essa marca, repetindo a façanha de Dudu (453), Weverton (380), Marcos Rocha (317), Raphael Veiga (313), Gustavo Gómez (312), Zé Rafael (305), Mayke (292), Rony (269), Gabriel Menino (236), Piquerez (165) e Murilo (143).
- Feliz demais. Jamais eu imaginaria fazer 100 jogos com essa camisa. Estou realizando um sonho, uma marca tão grande nesse time gigante. Muito feliz por isso, espero que venha muito mais - comemorou o goleador argentino, que já fez 18 gols pelo clube em 2024. Ao todo, são 28 desde que chegou ao Palmeiras.
Logo atrás de Flaco, Pitta e Vegetti, com seis gols, aparece o congolês Bolaise, do Criciúma, que marcou os gols do empate, em casa, contra o Vasco, em 2 a 2. Outros cinco atacantes brasileiros aparecem com seis gols: Paulinho (Atlético-MG), Luiz Fernando (Atlético-GO), Matheus Pereira (Cruzeiro), além de Everaldo e Thaciano, ambos do Bahia.
Até a final da Copa do Brasil e a última rodada do Brasileiro, a briga pelas artilharias promete seguir muito boa.