Futebol

GB vence 'venda frustrada' e dá a volta por cima no Vasco

Em fevereiro, GB entrou no avião rumo à Turquia para se despedir do Vasco e assinar com o Fenerbahçe. O atacante já havia aceitado a proposta dos turcos e precisava fazer apenas exames médicos para assinar com o novo clube. Mas isso não aconteceu. Os exames indicaram uma provável lesão no joelho. GB voltou ao Brasil, treinou de forma separada e voltou para a base. Quatro meses depois, o atacante está com o profissional e tem agradado a Fernando Diniz nos treinos.

GB superou os problemas de uma venda frustrada, que teve uma polêmica entre os departamentos médicos do Fenerbahçe e do Vasco. O atacante foi reintegrado aos treinos do profissional com Fernando Diniz, que já o observava na base.

Assim que chegou ao clube, o técnico já conhecia o atacante, mas preferiu trabalhar em um primeiro momento com os jogadores que vinham com sequência no profissional, porque não havia tempo para treinar. No primeiro período sem jogos, Diniz chamou GB para os treinamentos do profissional do Vasco. O atacante agradou ao técnico, que o relacionou para a partida contra o São Paulo.

A qualidade de GB com a bola nos pés e a mobilidade do jogador no ataque foi o que chamou a atenção de Fernando Diniz no atacante. Desde cedo, ele é considerado no Vasco como um "perfil único", já que tem 1,90m de altura, mas possui a qualidade dos tempos de futsal em dribles curtos.

A polêmica dos exames médicos

Os exames do clube turco detectaram um desgaste no ligamento cruzado anterior do joelho direito do atacante, o que potencializa o risco de um rompimento. O tratamento mais indicado nesses casos é a cirurgia. O DM vascaíno bancou que não havia a necessidade de uma nova cirurgia, entendendo que não faz sentido operar um jogador pelo risco de uma lesão que ele pode nunca chegar a sofrer.

"A clínica é soberana. Aqui a gente trata o atleta, não os exames", afirmou ao ge um funcionário do Departamento de Saúde e Performance do Vasco, em fevereiro.

O atacante de 20 anos voltou ao Rio de Janeiro no dia 15 de fevereiro. Ele treinou separado junto com o grupo de jogadores que não estavam nos planos da comissão técnica de Fábio Carille, como Capasso, De Lucca e Riquelme. GB foi reavaliado no retorno ao clube e liberado para treinar. Ele participou das atividades sem restrições ou queixas de dores.

Na temporada, GB é um dos destaques do Vasco no Sub-20. Ele atuou em 16 jogos e marcou nove vezes, entre jogos do Campeonato Brasileiro e da Copa Rio da categoria. O atacante disputou somente dois jogos no profissional em 2025, mas não balançou as redes.

GB foi lançado ao profissional durante o Campeonato Carioca de 2023. Desde então, são oito jogos pelo time principal do Vasco e um gol marcado. Na ocasião, o atacante marcou contra o Bragantino pelo Brasileirão, quando a equipe era comandada por Rafael Paiva.

Fonte: ge
  • Quinta-feira, 12/06/2025 às 21h30
    Vasco Vasco 3
    São Paulo São Paulo 1
    Campeonato Brasileiro - Série A Morumbis
  • Sábado, 12/07/2025 às 18h30
    Vasco Vasco
    Botafogo Botafogo
    Campeonato Brasileiro - Série A Mané Garrincha
  • Terça-feira, 15/07/2025 às 21h30
    Vasco Vasco
    Independiente del Valle Independiente del Valle
    Copa Sul-Americana Estádio Olímpico Atahualpa
  • Sábado, 19/07/2025 às 17h30
    Vasco Vasco
    Grêmio Grêmio
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Terça-feira, 22/07/2025 às 21h30
    Vasco Vasco
    Independiente del Valle Independiente del Valle
    Copa Sul-Americana São Januário
  • Domingo, 27/07/2025 às 18h30
    Vasco Vasco
    Internacional Internacional
    Campeonato Brasileiro - Série A Beira Rio
  • Quarta-feira, 30/07/2025 às 19h00
    Vasco Vasco
    CSA CSA
    Copa do Brasil Rei Pelé
Artilheiro
Pablo Vegetti 19
Jogos
Vitórias 12 (34,29%)
Empates 10 (28,57%)
Derrotas 13 (37,14%)
Total 35
Gols
Marcados 44 (53,66%)
Sofrido 38 (46,34%)
Total 82
Saldo 6
Cartões
Amarelos 76 (97,44%)
Vermelhos 2 (2,56%)
Total 78