O Vasco quis participar da gestão do Maracanã e não deixaram.
O Vasco quis mandar mais jogos no Maracanã e não deixaram - lembra do papinho de excesso de jogo, gramado e etc?
Agora querem tratar o Maracanã como campo neutro?
Nos últimos anos Flamengo e Fluminense agiram como donos do Maracanã. Mas quando convém, para uma INVERSÃO DE MANDO DE CAMPO que os beneficia e tira toda isonomia do campeonato, o estádio passa a ser de todos?
Não faz sentido.
Clássico sempre foi no Maracanã, ninguém duvida disso. Mas isso acontecia exatamente porque o Maracanã sempre foi a casa de todos.
O Vasco, aliás, de 1950 pra cá, quando o Maracanã foi construído, disputou MAIS JOGOS no Maraca do que em São Januário.
Roberto Dinamite fez MAIS GOLS no Maracanã do que em SJ.
Porém, quando passou a ser a casa de apenas alguns, deixou de ser campo neutro.
Os tempos, infelizmente, mudaram.
Ou o Flamengo aceitaria não jogar no Maracanã o seu jogo? Ou será que algum clube aceitaria fazer ida e volta com dois jogos em São Januário?
Ou o Maracanã é de todos, ou ele não é mais um campo neutro.
Mando de campo não tem apenas a ver com divisão de torcida. Tem a ver com gramado, o quique da bola, a velocidade, a atmosfera, as referências visuais no campo...
Quem joga sempre num lugar estará sempre em vantagem contra quem não joga nunca. E isso é o princípio básico da isonomia de QUALQUER campeonato: o direito a mandar o jogo no SEU estádio.
O Vasco não pode ser penalizado porque o Estado não é capaz de garantir a segurança. Afinal, o estádio comporta qualquer outro jogo. Se o problema é o encontro das torcidas - que acontece muito mais distante do estádio do que dentro ou no entorno -, que se tenha torcida única.
Mas no campo que o Vasco escolher, não no que lhe for imposto.
"É UM ABSURDO VASCO X FLAMENGO NÃO SER EM SÃO JANUÁRIO" | CORTE DO GARONE