O Carioca Feminino Adulto 2022 terá início neste sábado (3), às 15h, com o Fluminense enfrentando o Rio de Janeiro, no Vale das Laranjeiras. No mesmo horário, o Botafogo enfrenta a Portuguesa, no Caio Martins. Flamengo e Vasco estreiam no domingo, contra o Barcelona e o Rio São Paulo, respectivamente.
Fluminense
Atualmente no Brasileiro Feminino A2, as tricolores nunca venceram o Carioca Adulto. Em 2021, o Flu chegou à final da competição, mas foi derrotado pelo Flamengo nos pênaltis. Na edição retrasada, o clube também ficou com o vice-campeonato, porém, sendo superado pelo Botafogo por 2 a 0.
- As expectativas são extremamente altas, e o time está focado para que em cada jogo a gente consiga colocar em prática o que estamos fazendo nos treinos. Estamos fortes, empenhadas e muito determinadas a alcançar o objetivo principal, que é o título - disse a atacante Vilmara.
Botafogo
Bicampeão do Carioca Feminino, o Botafogo ficou perto de retornar à elite do futebol feminino nacional, mas foi superado pelo Athletico-PR nos pênaltis. Agora, as Alvinegras buscam o título do estadual, que venceram pela última vez em 2020.
- Tivemos boas semanas de treinamento, e acredito que temos um grupo forte e que tem evoluído diariamente. Estamos ansiosas para estrear e ir em busca de mais um título - afirmou a lateral Chay.
Flamengo
Atual campeão, o Flamengo chega como favorito ao título mais uma vez no Carioca Feminino. O elenco comandado por Luis Andrade encerrou a participação no Brasileirão após ser eliminado nas quartas de final pelo Internacional.
- O Flamengo sempre entra nas competições com o objetivo de conquistar o título e nós temos total noção disso. Sabemos da nossa responsabilidade e vamos deixar tudo em campo pra encerrar o ano com a taça do Campeonato Carioca nas mãos. Estamos treinando forte, trabalhando bastante e a Nação pode esperar um time muito raçudo dentro de campo pra representar bem o clube - disse Cida, zagueira da equipe.
Vasco
Maior campeão da competição, o Vasco passa por uma reestruturação no Departamento de Futebol no Feminino. Após a queda no Brasileirão A2, o clube busca reencontrar o caminho das vitórias no Carioca, já que o título do estadual não vem desde 2013.
- O time está passando por uma reformulação depois da disputa do Brasileiro, mas estamos trabalhando para chegar bem no Carioca, fazer uma boa competição e chegar às semifinais, que é o primeiro objetivo. Algumas atletas da base integraram o elenco e tenho certeza de que vão ajudar muito - disse Ju Pacheco, meia do equipe.
HISTÓRIA DO CARIOCA FEMININO
O Campeonato Carioca foi realizado pela primeira vez em 1983, porém, sofreu com problemas financeiros e ficou de 1989 até 1996 sem ser disputado. Em 96, o torneio voltou, quando o Vasco se sagrou campeão, mas foi interrompido em 2001. A competição só se firmou em 2004 e segue até hoje.
Primeira rodada
3/9 (sábado)
15h - Fluminense x Rio de Janeiro
15h - Botafogo x Portuguesa
15h - Cabofriense x Duque de Caxias
4/9 (domingo)
10h - Flamengo x Barcelona
15h - Serra Macaense x América
15h - Brasileirinho x Pérolas Negras
15h - Vasco x Rio São Paulo
Formato do Carioca Feminino 2022
O Carioca terá 14 clubes participantes divididos em dois grupos (A e B) e será dividido em quatro etapas: classificatória, chamada de Taça Guanabara, quartas de final, semifinais e final. Na primeira fase, as equipes do grupo A enfrentarão as do grupo B em turno único, com mando de campo definido por sorteio.
Será campeão da Taça Guanabara o clube que encerrar a primeira fase na primeira colocação.
Os oito melhores colocados da Taça Guanabara se garantirão nas quartas de final, que serão realizadas em cruzamento olímpico (1º x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º e 4º x 5º). As equipes classificadas do primeiro ao quarto lugar da tabela terão a vantagem do empate e também de decidir o jogo em casa.
Clubes participantes
Grupo A
Fluminense;
Botafogo;
Cabofriense;
Serra Macaense;
Brasileirinho;
Rio São Paulo;
Barcelona.
Grupo B
Vasco;
Flamengo;
Rio de Janeiro;
Portuguesa;
Duque de Caxias;
América;
Pérolas Negras.