Olhando os dados de GPS da partida entre Athletico x Vasco percebi uma informação interessante que vale trazer para ajudar um pouco os torcedores a ver como uma avaliação física tem diversas variáveis:
Olhando friamente, Galdames foi o atleta que mais correu na partida. Foram 12km percorridos.
Mas é legal analisar o perfil dessas corridas: o jogador superou 25 km/h apenas 3 vezes durante os 90 minutos. Somente 45 metros foram percorridos em sprint (25 km/h+). O chileno teve a maioria da suas ações entre 20 e 25 km/h. Foram 54 piques nessa margem de velocidade. O sprint máximo que o atleta atingiu no jogo foi de 25,20 km/h (a menor velocidade máxima da partida).
Para se ter uma ideia, Fernandinho (39 anos) teve 5 piques acima de 25 km/h e percorreu 128 metros em alta velocidade. O veterano chegou a ter um sprint atingindo 28,7 km/h.
Para ficar no próprio Vasco: Juan Sforza atuou apenas 22 minutos e teve os mesmos 3 piques acima de 25km/h na partida.
Contextualização importante: o Vasco jogou 80 minutos com 1 jogador a menos, a tendência é que os jogadores da equipe carioca tenham sido "forçados" a ter índices físicos acima do normal. No jogo contra o Grêmio, por exemplo, Galdames percorreu 9 km em 80 minutos em campo. Em nenhum jogo do Campeonato até aqui o atleta superou a quantidade 3 sprints (25 km/h+) dentro da mesma partida.