Futebol

Ex-Vasco, Yan Sasse vira xodó na Tunísia e jogará o Mundial de Clubes

Uma aventura por um eixo alternativo do futebol fez Yan Sasse abandonar a ideia de se aposentar ainda jovem para se tornar o xodó do Espérance de Tunis, clube da Tunísia que será adversário do Flamengo na estreia do Mundial de Clubes da Fifa. O jogo do Grupo D será disputado no dia 16 de junho, às 22h, na Filadélfia. Ou seja, em cerca de um mês, um ex-rival terá um reencontro.

Isso porque o atacante de 27 anos conhece bem o clube rubro-negro. Gaúcho formado no Coritiba, ele defendeu o Vasco por empréstimo em 2019. O Fla, porém, não traz boas recordações para Yan. Pelo cruz-maltino, foi derrotado pelo rival nos dois jogos da final do Campeonato Carioca daquele ano. No total, soma um empate e cinco derrotas, contando também os jogos por Coritiba e América-MG, última equipe que Yan Sasse defendeu no Brasil. Mesmo assim, ele celebra o duelo:

— É um sentimento muito especial poder jogar contra uma equipe do Brasil no Mundial de Clubes, onde o povo brasileiro vai estar assistindo. É muito gratificante para mim poder estar representando a Tunísia jogando contra um time brasileiro — disse Yan, em entrevista à Fifa, em fevereiro.

Em 2022, Sasse deixou o clube mineiro após sofrer com uma série de lesões musculares. Naquele ano, foram sete meses parado para tratar de um problema no púbis, período no qual o jogador chegou a considerar pendurar as chuteiras com apenas 25 anos.

Tudo mudou quando chegou uma proposta do Wellington Phoenix, da Nova Zelândia. O ponta tinha apenas uma experiência internacional, um empréstimo ao Çaykur Rizespor, da Turquia, em 2020, e o contato do clube da Oceania não parecia ser sério em um primeiro momento. Do outro lado do mundo, porém, ele se reencontrou com a própria carreira.

Entre 2022 e 2023, marcou três gols e deu duas assistências em 25 jogos no novo clube, desempenho que rendeu outra aventura inesperada: o Espérance bateu à sua porta. Novamente, Sasse não conhecia muito do clube que estava querendo contratar seus serviços, mas bastou uma visita ao país do norte da África para se convencer da transferência.

Adaptado à Tunísia, onde mora com a esposa Gabriela e o filho Théo, de três anos, o atacante vem vivendo o melhor momento da carreira, dentro e fora de campo.

Pelo Espérance, começou a atuar também como meio-campo e venceu o Campeonato Tunisiano nas duas temporadas que disputou — o título de 2024/25 foi assegurado no último domingo, com uma rodada de antecedência e dois gols do brasileiro na goleada por 5 a 0 sobre o Béja — e a Supercopa (2024).

Na Liga dos Campeões da África, a equipe bateu na trave ao ser vice para o Al Ahly (Egito) no ano passado, mas a classificação para o Mundial se deu via ranking da Confederação Africana (CAF).

Com 19 gols e três assistências em 64 jogos pelo clube africano, Yan Sasse tem contrato com o Espérance até o meio de 2026 e ainda sonha alto, querendo chegar um dia ao futebol europeu. E o Mundial de Clubes, onde também enfrentará o Chelsea-ING, pode ser uma boa oportunidade para mostrar serviço:

— No futebol, tudo é possível. Podemos nos classificar, sim, fazer bons jogos. Vamos enfrentar o Flamengo com todas as nossas forças e vamos dar o nosso melhor — avaliou Yan.

Fonte: Globo Online
  • Terça-feira, 13/05/2025 às 21h30
    Vasco Vasco 0
    Lanús Lanús 1
    Copa Sul-Americana La Fortaleza
  • Sábado, 17/05/2025 às 18h30
    Vasco Vasco
    Fortaleza Fortaleza
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Terça-feira, 20/05/2025 às 19h00
    Vasco Vasco
    Operário Operário
    Copa do Brasil São Januário
  • Sábado, 24/05/2025 às 18h30
    Vasco Vasco
    Fluminense Fluminense
    Campeonato Brasileiro - Série A Maracanã
Artilheiro
Pablo Vegetti 15
Jogos
Vitórias 9 (31,03%)
Empates 9 (31,03%)
Derrotas 11 (37,93%)
Total 29
Gols
Marcados 33 (50,77%)
Sofrido 32 (49,23%)
Total 65
Saldo 1
Cartões
Amarelos 65 (98,48%)
Vermelhos 1 (1,52%)
Total 66