Aos 27 anos, Evander vive a melhor temporada de sua carreira. Contratado em fevereiro pelo Cincinnati, o jogador revelado pelo Vasco tem chamado atenção no clube americano por conta das boas atuações. Ao ge, o brasileiro explicou uma mudança de posição ao longo dos anos como profissional, relembrou com carinho o jogo contra Messi e, claro, comemorou o atual momento.
Eu sou um cara que gosta de me desafiar, estar sempre melhorando, sempre buscando novos objetivos para novas temporadas. Me adaptei rápido, entendi o estilo de jogo da equipe rápido, e as coisas foram fluindo de uma maneira que é um pouco inesperado por mim mesmo
— disse Evander.
A adaptação rápida em um novo clube pode ter sido inesperada, mas Evander já conhecia as principais ligas norte-americanas como, por exemplo, a MLS. O meia-atacante chegou ao Cincinnati vindo de outro clube dos Estados Unidos, o Portland, onde também viveu bons momentos.
Na última temporada pelo Portland, o ex-Vasco fez 32 jogos e marcou 15 gols, além de 19 assistências. Por conta das boas atuações, ele foi um dos escolhidos para integrar a seleção de 2024 da MLS, a principal liga. Com o conhecimento dos torneios, Evander precisou apenas se adaptar em campo com os novos companheiros.
Os números pelo Cincinnati são ainda melhores. Em 33 jogos, o jogador marcou 20 gols e deu 11 assistências. Inclusive, essa não é só a melhor temporada de Evander nos Estados Unidos, é a melhor do brasileiro desde que se tornou profissional. Segundo ele, alguns pontos são cruciais para a fase crescente ao longo dos anos: maturidade, rodagem e mudança de posição.
- Sempre gostei de fazer gols, de estar próximo, de criar jogada para finalizar e por isso tinha bons números na base que eu fiz no Vasco. Depois por opção tática de treinador, e até importante também para a minha carreira, joguei em outras posições, um pouco mais recuado, o que me fez crescer. Hoje como um camisa 10, mais próximo ao gol, você toca menos na bola, mas você tem mais oportunidade de finalizar. E acho que tudo é questão de adaptação - afirmou.
Adaptado e vivendo o melhor momento da carreira no Cincinnati, Evander ainda pôde realizar um sonho de criança: jogar contra Messi. Apesar de ter atuado nos últimos dois anos por um clube dos Estados Unidos, Portland e Inter Miami não jogavam do mesmo lado da MLS e, por isso, o encontro ainda não tinha acontecido.
Após a Copa do Mundo de Clubes, em julho, o confronto entre Evander e Messi foi até melhor do que o brasileiro esperava. O Cincinnati venceu o Inter Miami por 3 a 0, com dois gols do brasileiro. Um primeiro encontro inesquecível para o ex-Vasco, que lembra com carinho da partida, que para ele é a mais marcante.
Estava um pouco ansioso e queria ver como era dentro de campo o comportamento dele. Às vezes, a gente durante o jogo até se distrai e fica admirando um pouquinho. Eu sou um grande admirador do futebol dele. Então, foi legal principalmente por ter ganho e ter contribuído com dois gols. Tentei fazer o meu melhor e fui feliz nesse jogo
— contou Evander.
Os bons números nos Estados Unidos também criam uma expectativa em Evander. Com passagens pelas categorias de base da seleção brasileira, o jogador coloca a convocação como o principal objetivo. Apesar de saber que vive um momento favorável, tem consciência que por atuar no futebol americano acaba ficando "fora do radar".
- Acho que todo jogador de futebol, principalmente o brasileiro, o principal objetivo sempre vai ser chegar à Seleção. É um sonho que eu sempre tive dentro de mim de chegar à seleção brasileira jogando como profissional. E eu sei que tem essa questão de estar aqui nos Estados Unidos acaba, digamos que, afastando da seleção brasileira, desses olhares. Mas enquanto estiver jogando eu acho que eu vou manter esse sonho vivo - disse o ex-Vasco.
No final do último ano, Evander demostrou o desejo de voltar ao Brasil, em outra entrevista ao ge. Na época, o jogador estava insatisfeito no Portland e já sabia que deixaria o clube. Um retorno ao país de origem era visto com bons olhos justamente para ser visto para ir à Seleção.
Porém, a volta para o Brasil não aconteceu, e logo o jogador assinou com o Cincinnati. A permanência nos Estados Unidos poupou Evander de uma nova adaptação e traçou outros objetivos. Além de bons números e jogos, o título é o que o brasileiro mais deseja para coroar o momento.
- É ser campeão com o time, ser campeão da liga. Acho que esse é o meu maior objetivo nessa temporada. Sei que eu estou lutando pela artilharia, estou em busca também da MVP, mas acho que é uma coisa que liga a outra. Acho que se eu continuar indo bem, se eu continuar mantendo esse alto nível, vou conseguir o meu maior objetivo que é ser campeão com a equipe - finalizou.
O Cincinnati entra em campo neste sábado, contra o Philadelphia. Uma vitória sobre o rival pode deixar a equipe de Evander na liderança da MLS - já que no momento o adversário lidera com 54 pontos - dois a mais que o time do brasileiro.