Fim da novela! Gustavo Scarpa é jogador do Atlético-MG. O Galo venceu a concorrência do Flamengo e adquiriu os direitos do meio-campo junto ao Nottingham Forest, da Inglaterra, por cinco milhões de euros (cerca de R$ 27 milhões, em valores atualizados).
O contrato de Gustavo Scarpa com o clube mineiro terá duração de quatro anos. As negociações se arrastaram durante dois meses. O Atlético-MG tentava fechar com o jogador desde novembro.
Nas últimas semanas, o Flamengo entrou na jogada tentando a contratação. Com as cifras elevadas, o clube mineiro temia que a concorrência do time rubro-negro pudesse prejudicar as tratativas com os representantes do meio-campo. Mas o clube alvinegro acabou fechando a negociação.
O anúncio do jogador pela diretoria do Atlético era esperado para o Natal. No entanto, por causa da rescisão contratual com a equipe inglesa, o desfecho do negócio acabou se arrastando por mais alguns dias.
Na primeira investida do Galo, ainda em novembro, Scarpa disse que ainda tinha a pretensão de permanecer na Europa buscando fazer uma temporada melhor. Mas, o Galo conseguiu convencer o atleta a retornar ao Brasil. O fato de o jogador ter trabalhado com o técnico Luiz Felipe Scolari, no Palmeiras, também pesou na decisão.
Na Europa, Scarpa não repetiu o desempenho que apresentou com a camisa da equipe paulista. Pelo Nottingham Forest, ele fez apenas 10 jogos até ser emprestado para o Olympiacos, da Grécia.
No futebol grego, foram somente 11 partidas. Scarpa ainda não fez gol e assistência na Europa. O contrato de empréstimo com o Olympiacos iria até junho de 2024. O vínculo com o Nottingham Forest tinha encerramento previsto para junho de 2026.
A diretoria do Galo e o técnico Felipão esperam o atleta no início de janeiro, na reapresentação da equipe. O Galo volta aos treinos no dia 8 do próximo mês. A primeira partida, pelo Campeonato Mineiro, está marcada para o dia 24 de janeiro (clique aqui e confira a tabela).