Se o Vasco está no mercado em busca de reforços, o clube também corre o risco de perder jogadores na segunda janela de transferências. Um dos principais nome do time, Lucas Piton tem despertado o interesse de clubes europeus.
Ainda não há nenhuma proposta para o Vasco, mas o empresário do lateral-esquerdo está na Europa, e a possibilidade de Piton ser negociado nesta janela está em pauta.
O nome de Piton voltou a ficar em evidência na Itália, por causa da dupla cidadania do jogador. Seu estafe tem feito a ponte com o mercado italiano para apresentar os cenários ao clube carioca. O Girona é umas das equipes interessadas no lateral de 23 anos. O Porto, de Portugal, também buscou informações sobre o atleta do Vasco.
Neste momento há conversas sobre estrutura de um possível negócio. O jornal italiano "Tuttosport" publicou sobre o interesse do Girona, informando que o Vasco aceitaria 7 milhões de euros para liberar Lucas Piton.
O clube carioca não comenta possibilidades nem valores, mas entende que Piton é um dos principais ativos do elenco e que há margem para conseguir um bom retorno financeiro pelo atleta. O Vasco segurou o lateral na última janela, mas as boas atuações aumentam o interesse sobre ele, e há o entendimento de que vai ser difícil suportar o assédio.
Southampton e Torino também monitoram Piton. O clube inglês, no entanto, tem acordo para assinar pré-contrato com o lateral-esquerdo Welington, do São Paulo.
Piton foi comprado do Corinthians por quase R$ 22 milhões. Se levar em consideração o valor divulgado pela imprensa italiana, o Vasco receberia cerca de R$ 42 milhões por ele na cotação atual.
Em 2024, o lateral-esquerdo tem 27 jogos, com cinco gols e quatro assistências. Além de Piton, o Vasco tem no elenco Victor Luís e Leandrinho para a posição.