A quinta rodada da Copa Sul-Americana pode ser definitiva para Corinthians e Vitória, que entram em campo sob risco de eliminação precoce. Já Grêmio, Fluminense, Vasco e Atlético-MG seguem na briga por classificação direta ou pelo menos por uma vaga nos playoffs. O Cruzeiro já não tem mais chances e apenas cumpre tabela.
Os jogos vão ser disputados entre esta terça-feira e quinta-feira, e o ge detalha a situação dos brasileiros na quinta rodada.
Grupo A
Líder do grupo, o Guaraní pode garantir a classificação direta para as oitavas de final se vencer o Independiente, na Argentina. Já a vaga para o playoff segue aberta independente dos resultados da quinta rodada.
Grupo B (do Vitória)
Líder do grupo, o Universidad de Quito só precisa de um empate fora de casa com o Defensa y Justicia para garantir a classificação em primeiro lugar e ir direto às oitavas de final. Já o Cerro Largo pode confirmar a vaga no playoff se vencer o Vitória, e o Defensa y Justicia perder para o Universidad de Quito.
Representante brasileiro no grupo, o Rubro-Negro estará eliminado em caso de derrota. Se vencer, entra na zona de playoff.
Grupo C (do Corinthians)
Líder do grupo, o Huracán pode garantir a classificação direta para as oitavas de final se vencer o América de Cali, na Colômbia. Um empate também é o suficiente, desde que o Corinthians não ganhe do Racing, no Uruguai.
O Corinthians estará eliminado em caso de derrota combinada com triunfo do América de Cali. Se vencer, o time paulista pode entrar na zona de classificação para o playoff desde que o rival colombiano na outra partida tropece em casa.
Grupo D (do Grêmio)
Líder do grupo, o Godoy Cruz pode garantir a classificação direta para as oitavas de final se bater o Grêmio, em Porto Alegre. O Tricolor gaúcho, por sua vez, precisa vencer para chegar na última rodada dependendo apenas das próprias forças para terminar na liderança.
Grupo E (do Cruzeiro)
Líder do grupo, o Mushuc Runa pode garantir a classificação direta para as oitavas de final se vencer o Unión Santa Fe, e o Palestino perder para o Cruzeiro. A Raposa entra em campo já sem chances de classificação e apenas cumpre tabela.
Grupo F (do Fluminense)
Líder do grupo, o Once Caldas pode garantir a classificação direta para as oitavas de final se bater o GV San José, e o Fluminense não ganhar do Unión Española. O Tricolor das Laranjeiras precisa vencer para chegar à última rodada com chances de terminar a fase de grupos na liderança.
Grupo G (do Vasco)
Líder do grupo, o Lanús pode garantir a classificação direta para as oitavas de final se vencer o Vasco, na Argentina. O clube carioca precisa de pelo menos um empate para depender apenas das próprias forças para avançar na última rodada.
Grupo H (do Atlético-MG)
A quinta rodada ainda não garante a nenhum clube do Grupo H a liderança antecipada para ir direto às oitavas de final. Líder da chave, o Cienciano consegue no máximo se confirmar no G-2 desde que vença o Iquique, e exista um vencedor na partida entre Atlético-MG e Caracas.
Veja as datas da Copa Sul-Americana: