Com quatro vitórias consecutivas e há sete partidas sem perder, o Vasco chega embalado para um momento importante da temporada, com decisões no Campeonato Carioca e na Copa do Brasil pela frente. E conta, principalmente, com o brilho de Payet.
O time de Ramón Díaz vai a campo nesta quinta-feira para enfrentar o Água Santa, em São Januário, pelo jogo único da segunda fase da Copa do Brasil. A equipe que vencer avança. E nos dois finais de semana seguintes, tem semifinal do estadual: o Vasco pega o Nova Iguaçu.
Payet ainda vai completar seu primeiro ano de Vasco . Nesse tempo, teve a oportunidade de disputar apenas um jogo mata-mata, mas não viajou por um problema de saúde e desfalcou a equipe na vitória sobre o Marcílo Dias, pela primeira fase da Copa do Brasil. A partida desta quinta será sua estreia com a camisa vascaína nesse tipo de competição, portanto.
Na carreira, o histórico de Payet em jogos eliminatórios tem golaços, cobranças perfeitas de falta e atuações de gala.
O ge levantou o desempenho do meia francês: ao todo, foram 12 gols e 12 assistências em partidas mata-mata, levando em conta apenas competições oficiais (Liga Europa, Liga Conferência, Liga Europa, Copa da Inglaterra...) disputadas por Payet nas passagens por Nantes, Saint-Étienne, Lille, Olympique de Marselha e West Ham, além da Eurocopa de 2016, da qual foi vice-campeão com a seleção francesa.
Brilho na Eurocopa
Payet foi titular da grande maioria dos jogos na Euro 2016, na campanha do vice-campeonato da França. Fez gol e deu assistências nas vitórias sobre Romênia e Albânia, na primeira fase. Já no mata-mata, ele teve atuação decisiva na classificação sobre a Islândia, que àquela altura era a surpresa da competição, nas quartas de final.
Gol de falta: especialidade da casa
A cobrança de falta é um dos pontos fortes de Payet. No ano passado, ele tirou um gol de falta da cartola para garantir a vitória do Vasco sobre o América Mineiro, em São Januário, que no final das contas foi muito importante na briga da equipe contra o rebaixamento.
O francês tem vários gols de falta marcados durante a carreira, alguns dos quais em confrontos de mata-mata. Talvez o mais lembrado deles seja o que ele anotou contra o Manchester United, no jogo de ida das quartas de final da Copa da Inglaterra 15/16 (veja abaixo). Na volta, o West Ham de Payet foi derrotado por 2 a 1 e acabou eliminado.
😳😳😳
— Emirates FA Cup (@EmiratesFACup) November 13, 2019
Unreal technique from @dimpayet17, back in the day for @WestHam in an #EmiratesFACup quarter-final!#GoaloftheDay pic.twitter.com/2rXbBR02B8
Na fase anterior da mesma competição, Payet já havia feito chover na goleada do West Ham por 5 a 1 sobre o Blackburn Rovers, com direito a dois gols e uma assistência do meia francês. Um dos gols foi nessa cobrança de falta:
A pearler from @dimpayet17 💫#EmiratesFACup pic.twitter.com/dRcnp20vE1
— Emirates FA Cup (@EmiratesFACup) December 17, 2019
Na temporada seguinte, Payet voltou a decidir uma partida eliminatória para o West Ham com uma cobrança de falta, desta vez pela Copa da Liga Inglesa.
O francês entrou no intervalo do jogo contra o Accrington Stanley e, aos 45 minutos do segundo tempo, no apagar das luzes, cobrou falta com perfeição para selar a vitória por 1 a 0 que classificou os Hammers para a quarta fase. Veja:
Os gols mais bonitos da carreira?
Foi em confrontos eliminatórios que Payet marcou dois gols que certamente estão entre os mais bonitos da carreira.
Na temporada 17/18, regido por Payet, o Olympique de Marselha fez grande campanha na Liga Europa e chegou à final. A derrota para o Atlético de Madrid na decisão é uma das grandes frustrações do camisa 10 do Vasco, que jogou muito naquele ano.
O meia deu uma assistência no confronto contra o Braga, pela segunda fase; fez dois gols e deu uma assistência nas vitórias sobre o Athletic Bilbao, nas oitavas; mais um gol e uma assistência nas quartas, contra o RB Leipzig; e três assistências nos duelos contra o RB Salzburg, na semifinal.
No segundo jogo contra o Leipzig, em que o Olympique venceu por 5 a 2, Payet marcou um golaço que volta e meia é compartilhado por torcedores nas redes sociais. No lance, ele recebe na entrada da área, se livra da marcação de Ilsanker com uma pedalada e coloca de três dedos na gaveta.
Veja:
The run, the stepover, the finish... 🤤
— UEFA Europa League (@EuropaLeague) March 29, 2021
🔥 Dimitri Payet 🔥@OM_Officiel | #HBD | #UEL pic.twitter.com/ACf4e4LDiB
Payet apresentou um recital nas duas partidas contra o RB Liepzig, tanto na Red Bull Arena quanto no Velódrome.
O outro gol de placa foi mais recente, na Liga Conferência 2021/22. O francês já havia sido destaque nos jogos contra o Qarabag, pelos playoffs, com um gol e duas assistências. Mas o lance mais memorável se deu na primeira partida contra o PAOK, nas quartas de final.
Aos 45 minutos do primeiro tempo, o turco Under cobrou escanteio pela direita para a entrada da área, a bola quicou uma vez antes de Payet acertar um chutaço de primeira, no ângulo Paschalakis (veja no vídeo abaixo). Inapelável. O outro gol do Olympique na vitória por 2 a 1 foi marcado por Gerson, hoje no Flamengo.
🤩 This Payet stunner... 😱
— UEFA Europa Conference League (@europacnfleague) June 23, 2022
Describe this goal in one word 👇@OM_English | #TBT | #UECL pic.twitter.com/vnv98Tc7po
O Olympique de Payet e Gerson foi eliminado na semifinal da competição pelo Feyenoord, da Holanda.