O mercado de transferências que se abrirá em janeiro na Europa promete ser movimentado para o Barcelona. Entre chegadas e saídas, o clube começa a definir alguns dos pontos de seu projeto de longo prazo, de acordo com a imprensa catalã.
Segundo o jornal "Sport", uma das situações a resolver é a do brasileiro Phillipe Coutinho. O diário afirma que o meia não faz parte dos planos de Xavi, mas que ainda tem mercado na Inglaterra, com interesse recente do Everton. O clube britânico, porém, só seria capaz de arcar com o empréstimo do jogador. Tottenham e Arsenal são outros times citados pelo periódico.
Novo lateral-direito nos planos
Outro jogador fora dos planos é Sergiño Dest. Xavi quer um novo lateral-direito, mesmo com a chegada de Daniel Alves. O "Sport" aponta três alvos da diretoria do Barcelona: Azpilicueta (Chelsea), Mazraoui (Ajax) e Sidibé (Monaco). Todos podem assinar um pré-contrato a partir de janeiro e chegar sem custo de transferência na próxima temporada.
Enquanto ainda não definiu as situações de Coutinho e Dest, o Barcelona encaminhou a saída de outro jogador sem espaço no elenco. O atacante Luuk De Jong está perto de assinar com o Cádiz para o resto da temporada, de acordo com o jornal "Mundo Deportivo". O holandês chegou ao Barcelona em julho, mas não convenceu a diretoria.
Por outro lado, o Barcelona já acertou seu primeiro reforço na janela: o atacante Ferran Torres chega do Manchester City, por cerca de 45 milhões de euros (atualmente R$ 289 milhões na cotação atual).