O Vasco enfrenta o Cuiabá nesta quinta-feira, às 19h (de Brasília), em jogo atrasado da 19ª rodada do Brasileirão. Pode ser a chance de Philippe Coutinho voltar a fazer um gol em São Januário depois de longos anos.
Desde que voltou ao Vasco, Coutinho atuou em 11 partidas, seis delas como titular. E marcou dois gols, mas ainda não matou a saudade de balançar a rede da Colina Histórica.
O primeiro gol saiu no Maracanã, no empate em 1 a 1 no clássico contra o Flamengo, no dia 15 do mês passado; e o segundo foi marcado na Arena MRV, na derrota por 2 a 1 para o Atlético-MG no jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil, no último dia 2.
O último gol do craque ex-Liverpool e Barcelona em São Januário ocorreu há mais de 14 anos, em sua primeira passagem pelo clube.
No dia 27 de maio de 2010, o Vasco recebeu o Inter em seu estádio vivendo um clima de tensão, com direito a protesto da torcida na véspera e largada ruim da equipe no Campeonato Brasileiro. O Colorado aproveitou a crise e abriu 2 a 0 em São Januário no fim do primeiro tempo, os dois gols marcados por Andrezinho.
O Vasco então comandado por Celso Roth reagiu no primeiro minuto do segundo tempo, com um golaço de Élton de fora da área. Em seguida, Ernani sofreu pênalti. O garoto Philippe Coutinho, de 18 anos, assumiu a cobrança e bateu com categoria, deslocando o goleiro Abbondanzieri.
Coutinho ainda deu a assistência para o gol da virada, marcado por Nilton. Veja todos os gols da partida:
Um mês depois, Philippe Coutinho se despediu do Vasco para se apresentar à Inter de Milão. Atuou por Espanyol, Liverppol, Bayern de Munique, Barcelona, Aston Villa e Al-Duhail antes de acertar sua volta ao clube que o formou este ano.