Nos 7 jogos que fez nesta temporada do México, ainda no início, Meneses não registrou gols ou assistências. Já na última temporada, foram 6 gols e 8 assistências em 37 jogos (30 como titular).
Com capacidade de atuar nos dois lados do campo e até centralizado, mas a principal função é a ponta esquerda. Por lá, o jogador de 1,63m de altura é um foco dinâmico de criatividade. É incisivo e busca sempre o último passe, seja em toques rasteiros ou em cruzamentos.
Na última temporada, só pelo Campeonato Mexicano, teve grande volume de jogo, com 49 ações com a bola por partida, segundo o Sofascore. Deu três assistências, criou 5 grandes chances e teve média de 1,6 passe decisivo por jogo em 15 partidas, 10 como titular. No terço final do campo, acertou 69% dos passes que tentou, além de ter 73% de acerto em dribles, que não são tão frequentes em seu arsenal (1,6 certos por partida).
Em termos de perfil, é um atleta que se assemelha a Adson, também um ponta criador que atua pela direita. Na esquerda, brigará por posição em função hoje exercida por David, mas que pode ter Philippe Coutinho assim que retornar de lesão.
Revelado pelo chileno San Luis, Meneses atuou por também po Universidad Concepción e Léon-MEX antes de chegar ao Toluca. Tem 23 jogos pela seleção do Chile, que defendeu na Copa América de 2021, no Brasil.
O Vasco está muito próximo de anunciar um reforço importante para o seu setor ofensivo. O meia--atacante chileno Jean Meneses, de 31 anos, está a caminho de São Januário após acordo entre o cruz-maltino e o Toluca, do México. Segundo o jornalista Cesar Luis Merlo, especializado no mercado de transferências sul-americano, o Vasco pagará 1,5 milhão de dólares (8,1 milhões de reais) para ter o jogador, que tem tudo para oferecer mais uma opção criativa pelas pontas.