Um dos jogos mais marcantes do Brasileirão de 2024 para o torcedor vascaíno foi a partida contra o Corinthians, na 16ª rodada, em São Januário. A vitória dos cariocas por 2 a 0 encerrou um jejum de 14 anos sem vitórias contra o clube paulista, em um dia que tinha tudo para dar certo desde o início.
O contexto era o mais especial possível para os torcedores do Vasco. Na manhã do dia 10 de julho, Philippe Coutinho foi anunciado como o novo reforço do clube para 2024. A contratação gerou uma expectativa enorme, em um time que já vivia uma boa fase no Brasileirão, engatando uma reação com Rafael Paiva. A sensação entre os torcedores era de "agora vai".
Com o Corinthians em má fase, a equipe havia acabado de trocar de comando. O novo técnico da equipe paulista seria Ramón Díaz, que assumiria depois do jogo contra o Vasco. Dois meses antes, o argentino havia deixado o clube de São Januário, em uma saída para lá de polêmica.
Mesmo com casa cheia em São Januário, o jogo começou igual. As melhores chances foram do Corinthians no início do primeiro tempo.
O Vasco voltou melhor para o segundo tempo, até que Hugo Moura encontrou ótimo passe para Piton bater cruzado e abrir o placar contra o seu ex-clube. O jogador havia dado um susto ainda no primeiro tempo, com um forte sangramento depois de um choque de cabeça com Cacá. Ele seguiu na partida de touca de natação e foi determinante no jogo.
O Corinthians se lançou para tentar o empate, e o Vasco falhava para matar a partida. A vitória foi sacramentada da melhor forma possível. Sforza fez um golaço nos acréscimos para lavar a alma dos vascaínos, que enfim podiam voltar a comemorar uma vitória contra o rival paulista.
A última vitória do Vasco sobre o Corinthians havia sido em 2010. Os cariocas venceram por 2 a 0, um jogo válido pela 18ª rodada do Brasileirão, com gols de Zé Roberto e Eder Luis. Desde então, haviam sido 22 partidas, com 14 vitórias dos paulistas e oito empates.
O que mudou?
Muitas coisas mudaram em ambas equipes. Rafael Paiva foi demitido e deu lugar a Carille, que também não está mais no Vasco. Atualmente, Fernando Diniz é o técnico da equipe de São Januário. Ramón Díaz, que ainda sequer havia estreado no clube paulista, também já foi demitido e deu lugar a Dorival Júnior.
Dos personagens do Vasco na partida, a estrutura do time mudou. Somente Léo Jardim, Paulo Henrique, Piton, Hugo Moura, David e Vegetti, dos titulares em 2024, devem atuar neste domingo. Nomes como Maicon, Léo e Praxedes já saíram do clube. Mateus Carvalho e Adson, também titulares no ano passado, estão lesionados e serão desfalques. Autor do golaço que sacramentou a vitória, Sforza sequer é relacionado atualmente.