A CBF explicou a criação da regra de proibir os jogadores de subirem na bola no Show do Esporte deste domingo (6). Em nota enviada ao programa, a entidade máxima do futebol brasileiro afirma que acatou a decisão da Fifa e da Conmebol, que já utilizam a determinação. Além disso, a Confederação Brasileira de Futebol revelou que um atleta do Brasil recebeu amarelo por subir na bola no Sul-Americano Sub-17.
A CBF acatou a instrução da Fifa e da Conmebol. A orientação já está valendo no Sul-Americano Sub-17. Na ocasião, um jogador do Brasil (Ruan Pablo, do Bahia) levou amarelo contra a Bolívia por subir na bola com os pés. A CBF informou aos clubes para evitar punições nessas competições (Libertadores e Sul-Americana) - nota oficial da CBF
A regra imposta pela CBF gerou insatisfação por parte de jogadores do futebol brasileiro. Memphis Depay, do Corinthians, que subiu na bola na final do Campeonato Paulista contra o Palmeiras, fez duras críticas à entidade máxima do futebol brasileiro. Neymar, do Santos, também se manifestou contrário à determinação.