Mercado

Cabe no Vasco? Lista de jogadores da Série A que podem assinar pré-contrato

A chegada do segundo semestre, nesta terça-feira, dia 1º de julho, abre as portas no futebol brasileiro. Jogadores que estão nos seis meses finais de contrato com as suas equipes já podem assinar pré-contrato com outros clubes e fazer da caminhada no Campeonato Brasileiro uma despedida. Na Primeira Divisão, a lista de jogadores de destaque com vínculo próximo do fim é extensa e encabeçada por Neymar, Everton Ribeiro, Varela, Marinho e Romero.

Diante disso, o ge listou destaques de todos os 20 clubes da Série A que estão livres para fazer acordos iniciais com outras equipes. Jogadores emprestados não entram na relação.

Atlético-MG
 

O Galo tem dois experientes jogadores que podem assinar pré-contrato a partir de agora: o lateral-direito Renzo Saravia, de 32 anos, e o zagueiro Igor Rabello, de 30. O argentino fez seis jogos pelo Atlético-MG nesta Série A, sendo um como titular. Já Rabello tem três partidas somadas neste Brasileirão, uma no 11 inicial.

Bahia

Everton Ribeiro está em seu segundo ano de contrato com o Tricolor, a seis meses do fim do vínculo, mas tem gatilhos de renovação por mais uma temporada que envolvem o número de jogos disputados. Referência criativa da equipe, o meia de 36 anos tem 11 partidas neste Brasileirão, oito como titular, e um gol marcado.

Botafogo

Danilo Barbosa está entre os atletas que estão com contrato se encerrando no Botafogo. Campeão da Libertadores e do Brasileirão com o clube carioca no ano passado, ele disputou três partidas nesta Série A e é reserva imediato dos volantes Gregore e Marlon Freitas.

Bragantino

Gabriel, de 32 anos, tem contrato até 31 de dezembro com o Bragantino, que trabalha pela renovação. O volante tem sido importante para o Massa Bruta, com 11 jogos disputados neste Campeonato Brasileiro, todos como titular, e um gol marcado.

Ceará

O Ceará tem um destaque em fim de contrato em dezembro próximo. Trata-se do meio-campista Lourenço, de 27 anos, que não é titular, mas tem recebido chances do técnico Léo Condé. Ele já disputou nove partidas no Campeonato Brasileiro, duas como titular.

Corinthians

Quatro importantes jogadores do Corinthians já podem assinar pré-contrato com outra equipe para 2026: o lateral-esquerdo Matheus Bidu, de 26 anos, o zagueiro Gustavo Henrique, de 32, o volante Maycon, de 27 anos, e o atacante Romero, de 32. Todos alternam entre titularidade e participações saindo do banco de reservas.

O maior destaque dessa lista é Romero, segundo maior artilheiro da Neo Química Arena, mas o atacante paraguaio não vive boa fase e não balançou as redes nos 12 jogos disputados na Série A (seis como titular).

Cruzeiro

Dois experientes atletas da Raposa têm contratos que chegam ao fim em dezembro, mas ambos possuem gatilhos para renovação. O mais utilizado é o meia Eduardo, de 35 anos, que já entrou em campo dez vezes nesta Série A, três como titular. O atacante Yannick Bolasie, de 36 anos, tem seis jogos no Brasileiro, nenhum no 11 inicial.

Flamengo

Entre os atletas do Flamengo que podem assinar pré-contrato, o maior destaque é o lateral-direito Guillermo Varela, de 32 anos. O uruguaio não é titular absoluto do Rubro-Negro, mas sempre tem suas oportunidades e já disputou seis partidas neste Brasileirão, três entre os titulares, com duas assistências. O clube carioca tem conversas avançadas para ampliar o vínculo com o jogador.

Fluminense

Em sua terceira temporada no Fluminense, o lateral-direito Guga está nos seis últimos meses de vínculo. O atleta não é titular, mas costuma entrar nos jogos e já fez cinco partidas neste Brasileirão, três como titular, com um gol marcado.

Fortaleza

O Fortaleza tem três atletas em fim de contrato: o volante Lucas Sasha, de 35 anos, e os atacantes Yago Pikachu, de 33, e Marinho, de 35 anos. Desses nomes, os maiores destaques são Pikachu e Marinho, que têm dois gols e duas assistências no Brasileirão, respectivamente.

Grêmio

No Grêmio desde 2016, o argentino Walter Kannemann, de 34 anos, tem contrato perto do fim e já pode negociar com outro clube. Recuperado de cirurgia no quadril, o defensor voltou a jogar em abril e fez sete partidas até o momento. Ele tem sido titular ao lado de Wagner Leonardo.

Internacional

Três destaques do Colorado têm contrato se encerrando em dezembro. Um deles é homem de confiança de Roger Machado, o meio-campista Bruno Henrique, de 35 anos, que tem nove jogos na Série A e um gol marcado. Já o zagueiro argentino Mercado, de 38 anos, é uma das principais lideranças do Internacional e está recuperado de grave lesão no joelho.

Com seis jogos neste Brasileirão e em recuperação de lesão no joelho, o volante Fernando, de 37 anos, é mais um jogador do Inter com fim do vínculo próximo. Ele ficará afastado por um período de quatro a cinco meses e irá conversar com a diretoria do Inter ao fim desta temporada.

Juventude

O Juventude tem alguns destaques em fim de contrato em dezembro, sendo o maior deles o atacante Nenê, que tem 43 anos e pode até se aposentar. O veterano tem seis partidas disputadas no Brasileirão. Além dele, já podem assinar pré-contrato o lateral-esquerdo Alan Ruschel, de 35 anos, o zagueiro venezuelano Wilker Ángel, de 32, e o volante Caíque, de 29 anos, que estava fechado com o Grêmio, mas foi reprovado nos exames médicos.

Mirassol

Em boa campanha no Brasileirão, o Mirassol tem quatro destaques que já podem negociar com outra equipe: o goleiro Walter, de 37 anos, o lateral-esquerdo Reinaldo, de 35, e os meias Danielzinho, de 30, e Gabriel, de 35 anos. Desses, o nome mais badalado é o de Reinaldo, que já tem seis gols e duas assistências em 11 partidas do Brasileirão.

Palmeiras

O Palmeiras conta com dois experientes nomes em fim de contrato. O lateral-direito Marcos Rocha, de 36 anos, no clube desde 2018, ainda não jogou neste Brasileirão por causa de problemas físicos. O goleiro Marco Lomba, de 38 anos, é reserva imediato de Weverton e também está a seis meses do fim do vinculo.

Santos

No Santos, o jogador em fim de contrato que mais chama a atenção, claro, é Neymar, que renovou o vínculo com o clube na última terça-feira, mas somente até dezembro de 2025. O camisa 10, expulso na penúltima partida do Peixe antes da pausa no futebol, só atuou em quatro jogos do Brasileirão e ainda não participou de gols.

São Paulo

No Tricolor paulista, o zagueiro Alan Franco também está a seis meses para o fim do contrato. Na terceira temporada pelo São Paulo, o defensor de 28 anos tem nove jogos nesta Série A, sendo oito como titular.

Sport

Capitão do Sport por cinco temporadas, Rafael Thyere, de 32 anos, faz seu sétimo ano na Ilha do Retiro e está recuperado de cirurgia depois de diagnóstico de hérnia de disco. Ele já voltou a ser relacionado para os jogos do clube pernambucano e pode ser alternativa para o segundo semestre, mas tem contrato encerrando ao fim desta temporada.

Vasco

Cinco jogadores do Vasco já podem assinar pré-contrato com outra equipe: o lateral-direito Puma Rodríguez, de 28 anos, o zagueiro Maurício Lemos, de 29, o volante Jair, de 30 anos, o meia Paulinho Paula, de 28 anos, e o atacante Alex Teixeira, de 35 anos. Nenhum tem vaga cativa entre os titulares neste Brasileirão, mas Jair, Paulinho e Alex são os mais utilizados.

Vitória

O atacante Osvaldo, de 38 anos, resiste à aposentadoria e pode assinar pré-contrato com outro clube. Destaque na campanha do título da Série B, em 2024, o atacante voltou a ter sequência no time titular de Thiago Carpini nos últimos jogos antes da pausa do futebol. O atleta tem sete partidas e uma assistência neste Campeonato Brasileiro.

Fonte: ge