O club de Regatas Vasco da Gama, que não compete na liga nacional desde 2019, inicia projeto para voltar a competir em alto nível no basquete. O clube publicou em um comunicado oficial na tarde desta quarta-feira uma nota falando sobre a captação de patrocínios e gestão para a nova equipe. O objetivo principal do projeto é estabelecer um novo modelo de gerenciamento e inserir o Vasco no NBB, principal competição da modalidade no país, na temporada de 2023/24.
O clube divulgou que o novo diretor de Basquete será Pedro Ortega, que geriu a equipe do Fut7 e Futsal em 2022. Outro nome anunciado foi o do ex-jogador Gegê Chaia, que vai ser responsável pela gestão técnica da divisão de basquete.
O planejamento do projeto vai ser divulgado em janeiro, mas o clube adiantou duas ações: a volta da base do basquete cruzmaltino e a certeza da disputa da Liga Nacional de Desenvolvimento (LDB), que vai contar com jovens promessas nacionais da categoria Sub 19.
O Vasco retorna à modalidade que já foi multicampeão. Em 2000, o cruzmaltino conquistou o Campeonato Nacional masculino e, em 2001, levou tanto no masculino quanto no feminino, além de duas Ligas Sul-Americanas e dois Sul-Americanos de clubes. Um fato histórico é que o Vasco foi a primeira equipe brasileira a enfrentar um time da NBA. Em 1999, enfrentou o San Antonio Spurs, o então campeão da liga americana. No fim, acabou perdendo a partida no torneio equivalente ao Mundial de Clubes na época.