Clube

Assunto sobre a reforma de São Januário avança mais um passo

Ainda sem a venda total do potencial construtivo para o início das obras, o Vasco tem a primeira reunião com o Conselho Consultivo formado pela Prefeitura do Rio de Janeiro sobre a reforma de São Januário na semana que vem. O encontro está marcado para quarta-feira (5/2), com a participação do arquiteto do projeto Sergio Dias, representantes do clube e do poder público municipal.

Recentemente, o clube acertou a venda de um terço (1/3) do potencial construtivo de um total de cerca de mais de R$ 500 milhões da ampla reforma. O primeiro acordo saiu com duas empresas. A diretoria de Pedrinho não tem se manifestado sobre o tema e evita novas previsões - antes, acordo encaminhado e que não foi finalizado frustrou a diretoria e adiou o início da reforma.

O clube acredita que outras empresas interessadas vão fechar a fatia importante que falta para a captação de recursos e iniciar as obras nos próximos meses. O Vasco estuda modalidades para antecipar a liberação de recursos. Por exemplo, com as companhias antecipando verbas correlacionadas a empréstimos de bancos - a operação não envolveria diretamente o clube. Somente serviria para iniciar os primeiros passos da obra.

As informações de diferentes atores envolvidos no projeto é de que a finalização dos acordos pode levar o início da reforma para o segundo semestre de 2025. A reunião de quarta na prefeitura será também mais uma etapa de discussão de outra indefinição da reforma: a capacidade de público. Os números do projeto variam entre 47 mil a 57 mil lugares. Mas para ampliar o a capacidade, o projeto do entorno de São Januário também teria que ser alterado.

Os nomes do Conselho

No fim do ano passado, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, publicou em decreto a criação do Conselho Consultivo da Operação Urbana Consorciada do estádio de São Januário. No Vasco, os indicados são dois vice-presidentes: Renato Brito (segundo vice-presidente geral) e Silvio Almeida (vice-presidente de finanças).

O presidente da Câmara Carlo Caiado indicou o vereador Pedro Duarte, que vem acompanhando as reuniões desde o início do projeto, e Zico, outro vereador, como suplente.

No governo municipal, a Companhia Carioca de Participações e Investimentos (CCPar) enviou os nomes de Lucas Paulo de Almeida Costa, diretor de Estruturação de Projetos, e de Pablo Ritto Koehler, diretor de Operações.

Pela Secretaria Municipal de Coordenação Governamental (SMCG), foram indicados o secretário Edson Luiz Menezes da Silva e a coordenadora de Obras, Jéssyca Corrêa Carvalho. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, responsável pela liderança do Conselho, contará com o secretário Gustavo Di Sabato Guerrante e o subsecretário de Planejamento Urbano, Wanderson Barreto Corrêa.

Em nota, a Prefeitura do Rio lembrou que o "Conselho terá a função de monitorar a implementação da operação e fiscalizar a execução das contrapartidas previstas na Lei Complementar nº 272, de 2024" (a do projeto de lei enviada pelo prefeito para a reforma).

A presidente da Associação de Moradores da Barreira do Vasco, Vânia Rodrigues, é a representante dos moradores da região do estádio. O conselho ainda terá mais um representante, que será indicado pela Associação Comercial do bairro Vasco da Gama (área cedente do potencial construtivo).

Fonte: ge
  • Quarta-feira, 20/08/2025 às 19h00
    Vasco Vasco 0
    Juventude Juventude 2
    Campeonato Brasileiro - Série A Alfredo Jaconi
  • Domingo, 24/08/2025 às 16h00
    Vasco Vasco
    Corinthians Corinthians
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
  • Quarta-feira, 27/08/2025 às 21h30
    Vasco Vasco
    Botafogo Botafogo
    Copa do Brasil São Januário
  • Domingo, 31/08/2025 às 20h30
    Vasco Vasco
    Sport Sport
    Campeonato Brasileiro - Série A Ilha do Retiro
  • Quinta-feira, 11/09/2025 às 21h30
    Vasco Vasco
    Botafogo Botafogo
    Copa do Brasil Nilton Santos
Artilheiro
Pablo Vegetti 22
Jogos
Vitórias 14 (30,43%)
Empates 15 (32,61%)
Derrotas 17 (36,96%)
Total 46
Gols
Marcados 59 (52,21%)
Sofrido 54 (47,79%)
Total 113
Saldo 5
Cartões
Amarelos 104 (95,41%)
Vermelhos 5 (4,59%)
Total 109