O São Paulo tem interesse na contratação do brasileiro André Silva, atualmente no Vitória de Guimarães, de Portugal. Após os testes feitos com David, Erison e Pato não darem certo em 2023, o Tricolor segue sem uma "sombra" no elenco para Calleri. Foi nessa busca por uma alternativa para o camisa 9 que surgiu o nome de André Silva, nome que já é monitorado pelo clube há alguns meses.
De acordo com apuração de Eduardo Deconto, do portal Trivela, o São Paulo tentou inicialmente a contratação por empréstimo, mas esta possibilidade foi negada pelo Vitória de Guimarães, que só aceita vender o atleta em definitivo.
O clube português aceita negociar com um valor mínimo de 2 milhões de euros, que é o mesmo valor que o clube pagou ao Arouca para contar com André. Na última janela, o Hellas Verona chegou a acertar a contratação do atacante, mas houve um impasse relacionado a troca de documentos já nas ultimas horas da janela de transferências, o que acabou melando o acordo.
Com 26 anos de idade, André Silva nunca atuou profissionalmente no Brasil e vê com bons olhos a chance de atuar em seu país de origem, em especial em uma equipe de uma cidade próxima a seu local de origem, Taboão da Serra.
Praticamente desconhecido no Brasil, André Silva é hoje um dos destaques do Vitória de Guimarães. Ele já marcou 13 gols e deu duas assistências em 27 jogos na atual temporada, a sua segunda pelo clube. O atacante vive uma sequência de quatro gols marcados nos últimos quatro jogos e já anotou mais do que o dobro de gols da temporada anterior, que foi prejudicada por uma lesão: foram seis gols em 32 jogos.
André Silva é formado pelo Atlético Diadema e teve uma breve passagem na base do Internacional, mas não chegou a atuar profissionalmente em solo brasileiro. Foi em Portugal que ele iniciou, de fato, a carreira. O atacante chegou ao Rio Ave em 2017, inicialmente para o time B. Foi lá que o brasileiro fez a sua estreia como profissional. Mas o destaque veio depois, pelo Arouca. André Silva marcou dez gols e deu duas assistências em 31 jogos na temporada 2020/21 e também teve bons números em 2021/22: dez gols e três assistências em 34 jogos.