Futebol

Análise: Goleada sofrida pelo Vasco escancara série de erros da diretoria

O Vasco protagonizou um dos maiores vexames da sua história na noite desta quarta-feira (7). Na Venezuela, o Cruz-Maltino foi goleado por 4 a 1 pelo Puerto Cabello, em jogo válido pela quarta rodada do Grupo G da Copa Sul-Americana.

O resultado, que deixou o Vasco em situação complicada para tentar a classificação direta para as oitavas de final da Sul-Americana, também escancarou uma série de erros da diretoria vascaína.

Vasco segue sem técnico em momento importante do ano

O principal e mais claro deles é a falta de um treinador. O Vasco está há dez dias sem um técnico efetivo, sendo comandado pelo interino Felipe desde a demissão de Fábio Carille.

Pedrinho, presidente do Vasco e comandante da SAF vascaína, optou pela demissão de Carille em meio a uma maratona de jogos e sem ter alguma negociação encaminhada. O favorito para o cargo e com quem o clube negocia há mais de uma semana é Fernando Diniz. No entanto, o clube até o momento não conseguiu chegar a um acordo com o ex-Cruzeiro e Fluminense.

Com o interino Felipe, até o momento foram duas derrotas, incluindo o vexame para o Puerto Cabello, e um empate com o Operário-PR, pela Copa do Brasil.

Falta de convicção de Pedrinho
Fábio Carille não era a primeira opção de Pedrinho, mas foi o treinador escolhido para iniciar a temporada com o elenco que ajudou a montar.

Apesar de atuações ruins, Carille aparentava ter uma certa confiança da diretoria para seguir o trabalho, ao menos, até a parada para o Mundial de Clubes, em junho. No entanto, mesmo quando não teve uma de suas piores atuações, Carille acabou demitido na última semana, interrompendo um trabalho que, sim, tinha muitos problemas, mas ainda era breve.

Vasco prioriza competição que não deveria
A péssima atuação desta quarta-feira fica ainda mais vexatória pelo fato do Vasco ter poupado dois dos seus principais jogadores na última rodada do Campeonato Brasileiro. No domingo, o Cruz-Maltino não contou com Coutinho e Vegetti na derrota para o Palmeiras, no Mané Garrincha.

O Cruz-Maltino deixou em segundo plano a principal competição nacional e que, apesar de ainda estar no começo, já indica que será complicada para o Vasco.

Problemas na formação do elenco
O Vasco, é claro, também tem problemas na formação do seu elenco. Desde o meio de 2024, o clube não tem um reserva para o centroavante Pablo Vegetti. Os pontas, que foram pedidos abertamente por Carille, só chegaram na reta final do Campeonato Carioca.

O Cruz-Maltino também tem problemas na zaga e no meio, principalmente entre os volantes, que não vivem bons momentos, como Jair, Paulinho, Hugo Moura e Mateus Carvalho.

Muitos erros individuais
A goleada sofrida para o Puerto Cabello, mais uma vez, teve muitos erros individuais dos jogadores do Vasco, o que tem se tornado uma marca desta temporada. Pelo segundo jogo seguido, o volante Hugo Moura teve uma falha decisiva, ao fazer um pênalti desnecessário no primeiro tempo – em lance que começou com erro na saída de bola de Mateus Carvalho.

No segundo gol do Puerto Cabello foi a vez de Lucas Piton falhar na marcação, enquanto Paulo Henrique demorou para sair e deixou o jogador do Puerto Cabello em posição legal.

Fonte: Trivela
  • Quarta-feira, 07/05/2025 às 19h00
    Vasco Vasco 1
    Puerto Cabello Puerto Cabello 4
    Copa Sul-Americana Estadio Misael Delgado
  • Sábado, 10/05/2025 às 18h30
    Vasco Vasco
    Vitória Vitória
    Campeonato Brasileiro - Série A Barradão
  • Terça-feira, 13/05/2025 às 21h30
    Vasco Vasco
    Lanús Lanús
    Copa Sul-Americana La Fortaleza
  • Sábado, 17/05/2025 às 18h30
    Vasco Vasco
    Fortaleza Fortaleza
    Campeonato Brasileiro - Série A São Januário
Artilheiro
Pablo Vegetti 14
Jogos
Vitórias 9 (33,33%)
Empates 9 (33,33%)
Derrotas 9 (33,33%)
Total 27
Gols
Marcados 32 (52,46%)
Sofrido 29 (47,54%)
Total 61
Saldo 3
Cartões
Amarelos 58 (100,00%)
Vermelhos 0 (0,00%)
Total 58