🔎 ANALISANDO JEAN MENESES NA TEMPORADA 23-24 ATRAVÉS DE DADOS
🇨🇱 Nessa thread, vou comparar o jogador chileno com os outros pontas da Liga MX pela temporada 23-24, apresentar suas características e dar minha opinião sobre como ele se encaixa dentro da equipe.
Segue o fio! 🧶
Primeiro, apresento aqui uma comparação de Jean Meneses com outros jogadores da liga em um gráfico de radar. Quão maior a barra for, melhor que mais pontas/meia-atacantes no campeonato ele é na métrica analisada.
No próximo post explico melhor 👇
Pelo gráfico, fica bem claro como ele é um jogador de característica mais criativa e participativa. Com 0.33 assistências por 90’, esteve entre os melhores jogadores da liga nessa métrica. Essa é certamente uma das suas maiores qualidades: conseguir constantemente criar chances para sua equipe.
Também é bastante participativo na posse. Tende a ter bastantes toques nas partidas e conseguir trazer o time ao ataque, característica essa em comum com o Adson.
Além disso, é um ponta com uma boa velocidade e muito capaz de progredir com a bola no pé.
🔎 COMPARANDO SEUS NÚMEROS DE GOLS E ASSISTÊNCIAS ESPERADAS COM O DOS OUTROS PONTAS NA LIGA
Jean Meneses fica bem acima da média na métrica de Assistências Esperadas, sendo o 6° ponta que melhor conseguiu criar chances por 90’ na Liga MX 23-24.
Em relação a Gols Esperados (xG), todavia, não é um atleta que se coloca em condições para finalizar chances mais perigosas com muita frequência. Apesar disso, sua capacidade de finalização o auxilia a conseguir converter bem suas chances quando as têm.
🔎 COMPARANDO SEUS NÚMEROS DE PASSES E CONDUÇÕES PROGRESSIVAS COM O DOS OUTROS PONTAS NA LIGA
Em ambas as métricas de progressão, Jean Meneses vai muito bem.
Consegue progredir com qualidade para o campo adversário através de passes e conduções, sendo não só um ponta que consegue correr bem com a bola, mas também pensar o jogo e achar soluções verticais.
É um atleta bastante direto com a posse, bem focado em chegar ao gol adversário.
Ele consegue buscar bem a linha de fundo por ter capacidade de drible em velocidade e ambidestria, o que o permite cruzar com a perna esquerda, mesmo atuando como um ponta de pé trocado.
Esses cruzamentos de mais perto do gol adversário podem trazer bastante perigo, considerando o Vegetti na área.
Também consegue atuar em espaços mais centrais, jogando praticamente como um meia e buscando passes nas costas da linha de defesa adversária.
Não a toa foi o segundo jogador com mais passes completos para a área dentro da liga na última temporada [65].
Levando isso tudo em conta, é um atleta que pode criar dinâmicas ofensivas similares às que Adson e PH possuem na direita. Com o movimento do Jean cortar pra dentro, Piton terá mais oportunidades de fazer ultrapassagens e receber passes já estando em condições de cruzamento.
Por David não jogar na amplitude e fazer esse mesmo movimento, não vemos tanto essa dinâmica de dobra entre ponta e lateral pela esquerda. O chileno traz características bem distintas das de David, que atua melhor estando bem perto da área já em condições de finalizar.
Ao comparar os mapas de calor de Jean, David e Adson, existe uma diferença:
No mapa de Jean existe presença maior na parte lateral da área. Fruto da sua capacidade de ir à linha de fundo como um ponta clássico, mesmo atuando com o pé invertido. Em comparação com o David, atua mais em amplitude.
Também possui maior presença em espaços centrais.
Essas diferença criam mais opções para que o Paiva possa escolher no ponta pelo lado esquerdo, entre um mais goleador e focado em jogar perto da área (David) ou um mais criativo, com maior capacidade de drible e jogo associativo (Jean).
Quando ele atuar, eu imagino um lado esquerdo do campo mais fluido de interações e trocas de posição entre Jean, Piton e Payet.
Piton teria mais condições de realizar ultrapassagens, potencializando mais suas qualidades. Jean e Payet também podem alternar posições entre áreas centrais e laterais.
É claro que existem pontos negativos: nas últimas partidas, não conseguiu ter a consistência que possuiu em 23-24 participando de gols. Uma presença física maior dentre os laterais do Brasil também pode o prejudicar, até por conta de seu físico. E tenho dúvidas sobre sua contribuição defensiva.
Mas acho um reforço de bom nível para o Vasco!
Ele oferece soluções diferentes às que temos hoje, com bastante habilidade técnica, capacidade de conduzir em velocidade — mudando de direção pra fora e pra dentro — e achar passes pra área. Aumenta a criatividade do Vasco pela esquerda, sem dúvidas.