Palmeiras e Vasco se enfrentam na próxima quinta-feira, às 21h30 (de Brasília), no Allianz Parque, em partida válida pela oitava rodada do Brasileirão que será marcada pelo confronto entre Abel Ferreira e Álvaro Pacheco. Os treinadores portugueses são grandes amigos.
Álvaro comentou a amizade com o técnico multicampeão com o Palmeiras em sua coletiva de apresentação no Vasco, duas semanas atrás.
- Tenho muito carinho por ele (Abel). Uma amizade muito grande. Quando ele vai a Portugal, normalmente nos encontramos, falamos sobre futebol. Para aprendermos mais com uns com os outros - disse o técnico do Vasco.
- Sem dúvidas, eu aprendo mais com ele do que ele comigo, porque ele tem uma carreira brilhante. Estou a iniciar, mas também acredito que terei uma carreira boa - completou.
Álvaro, 52 anos, e Abel, 45, são naturais de cidades praticamente vizinhas em Portugal. O técnico do Vasco é de Felgueiras, enquanto o do Palmeiras nasceu em Penafiel. A distância entre os municípios é de apenas 31 quilômetros, cerca de 25 minutos de viagem de carro.
Abel Ferreira tem um carinho muito grande pelo clube de sua cidade, o Penafiel, que atualmente disputa a segunda divisão em Portugal. Álvaro trabalhou na equipe em duas oportunidades: foi treinador nas categorias de base entre 2009 e 2011 e auxiliar-técnico do time principal de 2012 a 2014.
A amizade entre eles começa por aí.
Em dezembro do ano passado, com o fim da temporada no futebol brasileiro e o recesso na Europa, os dois se encontraram em Portugal. Álvaro compartilhou o momento em suas redes sociais e escreveu: "Sempre bom encontrar os amigos".
Rivais no padel
Apesar de terem idade e origem parecidas, Abel Ferreira e Álvaro Pacheco nunca se enfrentaram como treinadores. O último clube que Abel treinou em Portugal foi o Braga, em 2019 - nessa época, Álvaro iniciava sua carreira à frente do Fafe, na terceira divisão.
O Palmeiras x Vasco da próxima quinta-feira, no Allianz Arena, será o primeiro duelo entre os amigos... no futebol. Porque o embate já ocorreu em outro esporte muito apreciado pela dupla: o padel.
Nas vezes em que se encontram em Portugal, os treinadores colocam o papo em dia, obviamente falam muito sobre futebol e também jogam algumas partidas de padel, esporte similar ao tênis, disputado com o uso de raquetes em uma quadra fechada cujas paredes recolocam a bola no jogo.
Em 2022, numa coletiva após empate com o Flamengo, Abel deu o recado de que seus jogos de padel não são nada amistosos.
- Quando vou jogar padel com os meus adjuntos, tenho de os atropelar. Quando estou a jogar com as minhas filhas, a minha esposa começa a dizer que eu sou um insensível. Digo-lhe que não, a vida vai bater-nos muito. Na competição não é para fazer amigos, é para ganhar. Fora do jogo, estou em paz com toda a gente - disse ele.
O Vasco de Álvaro Pacheco no momento ocupa a 14ª colocação do Brasileirão, com seis pontos. Já o Palmeiras de Abel Ferreira está em sétimo, com 11.