Além do aguardado reencontro com Tchê Tchê, outro jogador do atual elenco do Vasco trabalhou e tem boas recordações da época em que foi comandado por Fernando Diniz: o lateral-esquerdo Riquelme. O jogador de 22 anos no momento está afastado e não é relacionado para uma partida desde janeiro.
Em 2021, na primeira passagem de Diniz pelo Vasco, Riquelme foi uma espécie de xodó do treinador. Com a confiança depositada pelo técnico, ele atuou em 24 jogos naquela temporada, o seu recorde até hoje na carreira. E recebeu elogios como "jogador extremamente talentoso" e "tem um futuro brilhante pela frente".
Fora dos planos da diretoria, Riquelme foi afastado do restante do elenco ainda em janeiro e passou a treinar ao lado de outros jogadores na mesma situação, como Capasso, Zé Gabriel, De Lucca, Serginho, Lucas Eduardo e JP.
Destes, Zé Gabriel, De Lucca e Serginho aceitaram a rescisão de contrato com o Vasco. Lucas Eduardo e JP foram emprestados, respectivamente, para Cuiabá e Avaí. Somente Capasso e Riquelme permaneceram no elenco.
Riquelme tem contrato com o Vasco até 31 de dezembro de 2026. O clube tentará negociar o jogador na próxima janela.
"Tivemos uma conexão imediata"
Riquelme foi lançado no profissional por Marcelo Cabo, em seguida recebeu poucas chances com Licas e viveu o seu melhor momento com a camisa cruz-maltina sob o comando de Fernando Diniz na Série B do Brasileirão de 2021.
O jovem formado na base vascaína foi resgatado por Diniz no segundo turno da competição, deu assistência numa vitória sobre o Goiás em São Januário e seguiu como titular até o fim da campanha. Na ocasião, o treinador disse que teve "uma conexão imediata" com o lateral.
"Nos aproximamos logo no primeiro dia da minha chegada. Tivemos uma conexão imediata. Ele é um jovem talentoso e que tem um futuro brilhante pela frente", disse Diniz sobre Riquelme.
Depois da vitória por 2 a 1 sobre o Coritiba, na 30ª rodada, Fernando Diniz voltou a elogiar Riquelme, que na época tinha apenas 19 anos.
- Falar do Riquelme é fácil. Um jogador extremamente talentoso. Eu acho que ele nem sabia ainda o quanto ele é bom. Um cara muito humilde. Com o potencial que ele tem, ele faz coisas difíceis parecerem ser fáceis. Na realidade é isso que acontece. Acho que ele nem sabe como faz. É um jogador que vai amadurecer e já está amadurecendo - disse.
Apesar do início promissor, Riquelme fez apenas 11 jogos na temporada seguinte e teve sua sequência interrompida pelo rompimento no ligamento do joelho. Ele não foi a campo em 2023 e, em 2024, atuou em 14 partidas emprestado ao Sport. Este ano, só foi a campo nas duas primeiras rodadas do Campeonato Carioca, quando o elenco principal do Vasco ainda estava de férias.