Enquanto Rafael Paiva tenta encontrar a melhor solução para dar um equilíbrio ao time do Vasco com as ausências de algumas peças importantes ao longo da temporada, como David e Adson, o departamento médico do cruz-maltino trabalha para dar novas opções ao treinador. Na reta final da recuperação das graves lesões que sofreram no joelho, os volantes Jair e Paulinho Paula são considerados pelos torcedores as bolas de prata da equipe neste final de temporada. Mas a avaliação do clube não é tão otimista assim.
Fora de combate desde fevereiro por conta de uma ruptura do ligamento cruzado do joelho esquerdo, o volante Jair é quem está mais perto de retornar no momento. O meia voltou a treinar com o grupo há cerca de um mês e, no momento, realiza as atividades no CT Moacyr Barbosa com pouquíssimas restrições. O camisa 8 tem, por exemplo, participado constantemente dos coletivos.
É praticamente descartado, porém, que o retorno de Jair seja neste sábado, contra o Atlético-MG, pelo jogo de volta da semifinal da Copa do Brasil. Caso o retorno aos gramados ainda em 2024 se confirme, isso só deve acontecer nas rodadas finais do Brasileirão. A comissão técnica e a direção do Vasco adotam cautela na decisão por conta da preocupação de que as partidas a essa altura da temporada são mais intensas e disputadas fisicamente, o que desfavoreceria o ganho de ritmo de jogo.
Cenário ainda menos otimista
No caso de Paulinho Paula, há o mesmo receio, mas com cenário ainda menos otimista. Também fora de combate desde fevereiro por conta de ruptura do ligamento do joelho direito, o volante realizou, no início da semana, o primeiro treinamento com o restante do elenco após a lesão.
Sendo assim, Paulinho ainda precisa passar por algumas etapas que já foram concluídas com Jair em relação ao cronograma determinado pelo departamento médico. Mas a conclusão dessas fases também não garantirá a volta do meio-campista ao time. Isso só acontecerá se tanto os médicos do Vasco, quanto a comissão técnica e o próprio atleta tiverem certeza que ele está 100% preparado e confortável para retornar. As avaliações serão semanais, mas o cenário não é dos mais otimistas para que Paulinho volte a atuar ainda em 2024.