A SAGA DE PAIVA - PARTE 1 - EFICIÊNCIA
O aumento de rendimento do VASCO sob Raphael Paiva é notável. Esse fio utiliza o aplicativo [1] para comparar a EFICIÊNCIA do VASCO aos demais 19 clubes da Série A. Além disso, criei o VASCO DE PAIVA que entra em campo na rodada 11! (1/7)
APROVEITAMENTO
Mede o % de pontos conquistados em relação aos pontos disputados. PAIVA assume o time com 23,3% e atinge 47% (décimo melhor). Já o VASCO DE PAIVA, que não carrega o peso das primeiras 10 rodadas, tem incríveis 64%, o terceiro melhor atrás apenas de BOTA e FOR com 66,7%. (2/7)
APROVEITAMENTO
Detalhe. Uma vitória sobre o CUI em casa, no jogo atrasado, levaria o VASCO DE PAIVA a incríveis 66,7% de aproveitamento. O MELHOR DO CAMPEONATO (junto com BOTA e FOR). Ah! mas é um recorte! Sim, mas um recorte como quase 60% dos jogos disputados até aqui. (3/7)
GOLS - xG
Mede a eficiência na conversão de chances de gol. Quanto maior melhor, pois a equipe é mais eficiente que a média de conversão de chances. O VASCO é o décimo melhor (era o 19 na rodada 10). Já o VASCO DE PAIVA é o terceiro melhor tendo convertido 5,2 gols acima do esperado. (4/7)
xGA - GOLS SOFRIDOS
Lógica anterior aplicada à DEFESA. Quanto maior melhor, pois o time foi menos vazado que a média de conversão de chances. O VASCO é apenas o 15 (era o pior na rodada 10). O VASCO DE PAIVA é o sexto melhor com 5,07 gols evitados acima do esperado. Saímos de -5 para+5. (5/7)
Além das métricas de EFICIÊNCIA, o aplicativo [1] permite comparações com métricas DEFENSIVAS (5), FINALIZAÇÃO (5), CONSTRUÇÃO (12) e OFENSIVAS (9). Também permite análises dos demais 19 clubes da Série A e não apenas do VASCO.
Em breve (?!) postarei as partes seguintes da análise. (6/7)
REFERÊNCIAS:
Um grande abraço para @bress.crvg.me, o craque por trás da mágica da família ".crvg.me"
[1] O Aplicativo pode ser encontrado em:
https://matchdata.streamlit.app/
[2] Os códigos e a base de dados podem ser encontrados em:
https://github.com/JAmerico1898/MatchData (7/7)